Algumas definições de Musicoterapia:
1- National Association for Music Therapy define, “A Musicoterapia é a aplicação científica da música para atingir objetivos terapêuticos.”
2- A definição proposta pela Federação Mundial de Musicoterapia em 1996, “A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.”
3- Para Maranto (1993, apud Bruscia, 2000, p. 277): “Musicoterapia é uma terapia auto-expressiva que utiliza a música em sentido latente, como objeto intermediário, na relação entre a música, o terapeuta e o paciente e que utiliza os aspectos biopsicossociais do indivíduo, abrindo novos canais de comunicação que podem ajudar esse indivíduo a recuperar-se e a integrar-se dinamicamente consigo próprio e com seu grupo social”.
4- Segundo ALLEY, (1979, p. 118) apud BRUSCIA (2000), a musicoterapia nas escolas é a utilização funcional da música para atingir o progresso dos alunos nas áreas acadêmicas, social, motora ou da linguagem. Ainda segundo a autora, a musicoterapia para crianças especiais lida com comportamento inadequado ou incapacidades e funções, como um serviço integrado, um serviço de apoio que auxilia a criança deficiente a se beneficiar da educação especial. temporal, motricidade e no aspecto cognitivo.
5- Para BRUSCIA, (2000) neste tratamento o musicoterapeuta utiliza a música para ajudar os estudantes com deficiências a adquirirem conhecimentos e habilidades não musicais que são essenciais para sua educação. A música é utilizada como o mais importante recurso terapêutico, uma vez que está ligada aos objetivos educacionais, para que através dela, se chegue ao objetivo final que a melhora do aluno na sua sociabilização e aprendizagem no contexto educacional.